
Durante alguns meses do ano, a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho e garantir o equilíbrio da vida no mar. Esse período, conhecido como defeso, representa uma pausa na rotina dos pescadores. Mas, em vez de ser encarado como um obstáculo, ele ganhou novo significado com o lançamento de “Pescadores de Histórias”, projeto da Corona em parceria com a agência Africa Creative.
Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba (SP), pescadores locais vão deixar os barcos para se tornarem anfitriões de experiências culturais. Eles guiarão turistas por roteiros que mesclam natureza, lendas da região e saberes transmitidos entre gerações.
“‘Pescadores de Histórias’ traduz o jeito Corona de pensar. Buscamos uma alternativa para uma questão real, que é o defeso, sem abrir mão da imaginação, das pessoas e do olhar para o meio ambiente. A marca nasceu na praia e vive da conexão com a natureza. Acreditamos que boas histórias podem gerar impacto com leveza, movimentando o turismo e promovendo experiências para os consumidores”, afirma Gabriela Gallo, diretora de marketing da Corona no Brasil.
O projeto inclui quiosque temático, barcos, guias, promotores e souvenirs inspirados nos relatos dos pescadores, permitindo que os visitantes levem uma lembrança afetiva das histórias da comunidade.
“Nosso desafio era transformar um período de pausa obrigatória dos pescadores em uma oportunidade de conexão e valorização da cultura local, tendo um cuidado tanto com os peixes quanto com os pescadores. Ressignificamos essa pausa como uma experiência imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida no mar”, explica Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.
Dos mares para telas e páginas
Para convidar o público a vivenciar o projeto, a Corona escolheu formatos que traduzem o tom de fantasia das lendas caiçaras. Uma das histórias de Picinguaba será lançada em animação, enquanto outras cinco serão eternizadas em um livro exclusivo, feito com materiais retirados das praias – como madeira de barcos, redes, linhas e lonas.
A campanha terá os próprios pescadores como protagonistas e será veiculada nas redes sociais da marca, além de voos da Azul e salas de cinema pelo Brasil.
Toda a identidade visual foi criada em parceria com o estúdio Black Madre, conhecido por seu trabalho artesanal. Usando elementos entalhados em madeira e mixed media, o estúdio desenvolveu a estética da campanha com forte influência da cultura caiçara e dos barcos como símbolo central. Um dos destaques é o curta-metragem “A Ilha Rachada”, que combina live action com animação e texturas digitalizadas de madeira, com trilha assinada pela Loud.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!