
Sempre atenta às tendências do setor, a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, acelera a expansão da BR Mania, rede de conveniência dos Postos Petrobras, com a inauguração de lojas supercompactas e premium em janeiro. A novidade atende diferentes perfis de consumidores e amplia oportunidades estratégicas para franqueados.
Quatro unidades supercompactas serão inauguradas em Recife, Cuiabá, Rondonópolis e Goiânia, somando-se às já abertas em Belo Horizonte e Salvador. No interior de São Paulo, uma loja própria inaugurada em dezembro será seguida por outra ainda este mês. Além disso, a rede prevê uma nova unidade premium para janeiro.
Lojas supercompactas: inovação com eficiência e sustentabilidade
Com até 30m², as lojas supercompactas utilizam construções pré-fabricadas ou contêineres reaproveitados, instaladas em apenas sete dias, sem resíduos de obra – um diferencial sustentável e ágil.
O modelo prioriza categorias de alta demanda, como bebidas, snacks, bomboniere e food service, e opera com apenas um funcionário ou em autoatendimento, garantindo eficiência. Para franqueados, o formato reduz custos operacionais e permite testar novos pontos de venda.
“A BR Mania reafirma sua posição como a melhor opção para uma parada rápida e conveniente. Esse modelo inovador permite expansão em espaços reduzidos sem comprometer a experiência do consumidor”, destaca Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
Loja premium: conveniência com sofisticação
Com mais de 100m², o modelo premium oferece uma experiência diferenciada, combinando modernidade, conforto e um mix exclusivo de produtos. A primeira unidade foi lançada em 2024 no Rio de Janeiro, e agora a segunda será inaugurada em São Paulo.
O grande destaque é o café da manhã, com sanduíches de focaccia e baguete, omeletes e crepiocas preparadas na hora. Além disso, a loja conta com produtos para churrasco, espaço de vinhos e padaria com pães frescos e confeitaria.
A unidade premium também investe em autoatendimento, self-checkout e telas de LED para promoções e novidades, tornando a experiência mais dinâmica e interativa.
“Esse modelo foi pensado para maximizar o potencial dos franqueados, oferecendo uma operação eficiente e atrativa, além de proporcionar ao cliente um ambiente confortável e moderno”, afirma Vanessa Gordilho.
Rede própria BR Mania: laboratório de inovação no varejo
A BR Mania investe na ampliação de lojas próprias para testar novos produtos, mobiliários, tecnologias e campanhas antes de expandi-los para toda a rede.
Em 2024, duas unidades foram inauguradas no Rio de Janeiro, seguidas por outra no interior de São Paulo. A rede prevê mais 15 lojas próprias até o fim de 2025 e até 50 unidades nos próximos três anos.
“A BR Mania usa essas lojas para entender melhor o consumidor e testar inovações antes de implementá-las na rede. Os primeiros resultados mostram um aumento no ticket médio e no consumo de alimentos preparados na hora, reforçando o potencial do segmento”, conclui Vanessa Gordilho.