A The Best Açaí se tornou a maior franquia de açaí e sorvete do Brasil, com 410 lojas em operação e 167 em implementação, totalizando 577 unidades em 10 estados – o mais recente é o Espírito Santo. Em 2024 a rede que completa sete anos anuncia a expansão internacional com a primeira operação fora do país, na cidade de Cidade do Leste, no Paraguai. Prevista para abrir ainda no segundo semestre de 2024, a unidade já está em processo de implementação.
O CEO, Sérgio Kendy conta que o processo de adaptação para abertura fora do país demorou aproximadamente seis meses, “a abertura da franquia veio a partir da provocação de um franqueado e como já tínhamos interesse, fomos em busca da adaptação para o país. A loja fica próxima ao Lago da República, no centro”, diz Kendy.
A franquia da The Best Açaí no Paraguai segue o mesmo formato brasileiro com 12 opções de açaí, 24 sabores de sorvetes e 40 acompanhamentos. “Também somos indústria e um dos principais fatores de fidelização dos clientes é justamente o sabor. Por isso seguimos a mesma forma e a mesma estrutura. O Paraguai já tem várias operações brasileiras e que deram certo por lá. Tenho certeza que com a The Best Açaí não será diferente e aproveitamos esse passo importante para formatar nossa estratégia de expansão internacional”, adianta o CEO. Ainda de acordo com ele, muitos franqueados já querem assumir operações fora do país, mas a expansão deve acontecer com cautela.
A unidade no Paraguai será a primeira franquia de Thiago Cassol com mais três irmãos. “Sou brasileiro e trabalho no Paraguai há 15 anos. O pessoal daqui, tanto os que moram quanto quem vem pra cá ama açaí. Quando conheci a marca logo me identifiquei e acredito muito no potencial da operação, por isso decidi abrir com meus irmãos, Charles, Vinícius e Amanda. Minha primeira opção era Foz do Iguaçu, mas como praticamente no Paraná já não tem mais espaço para a entrada de novos franqueados e a minha rotina acontece no Paraguai, vim para cá”, explica.
Expansão pelo Brasil
Para 2024 o Grupo The Best pretende atingir, com as franquias e a fábrica Amadelli Alimentos, o montante de R$ 777 milhões de faturamento e número de unidades vendidas pelo país. “O Plano 777 é desafiador, mas promete ser um marco na história do Grupo. O número sete tem um significado especial para nós e todos os setores abraçaram esse propósito”, conta o CEO, Sérgio Kendy.
Em um único dia, durante a primeira convenção da rede, a The Best Experience, foram comercializadas 50 unidades apenas entre os franqueados existentes, sem desconto. Inclusive, conforme conta Kendy, a marca nunca negociou o valor da taxa de franquia e o sucesso é atribuído principalmente ao modelo de operação, qualidade dos produtos e rentabilidade ao franqueado. “A procura tem sido tão surreal que em 2024 estruturamos um calendário para datas de inauguração para conseguir atender com a qualidade que prezamos. Temos cases de sucesso de franqueados que foram adquirindo e montando uma loja ao mês, outros que compraram dez lojas ao mesmo tempo. Sabemos da qualidade e dos resultados que entregamos, mas algumas situações ainda nos surpreendem”, brinca o CEO.