Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics, compartilha insights valiosos sobre o comportamento de consumo no Brasil, destacando as nuances regionais que moldam as preferências dos consumidores verificadas por um estudo implementado junto à sua base ativa de Smart TVs no final de 2023. Esse mesmo estudo faz uma lupa da região Centro-Oeste do país, oferecendo uma visão detalhada que orientará as estratégias de marketing das marcas para um alcance mais eficaz e eficiente, possibilitando a conexão com o consumidor certo para cada marca e seus objetivos de negócio.
Entre os vários insights gerados pelo estudo, um é o comportamento de horas dedicadas ao consumo de conteúdos, seja nos canais de TV lineares tradicionais (abertos ou pagos), seja nas plataformas de streaming, e, na região Sudeste, o consumo dessas duas frentes é o seguinte: os consumidores dedicam, em média, 39 horas por mês à TV linear e 87 horas ao streaming, destacando a preferência crescente pelo conteúdo sob demanda.
Confira abaixo o perfil desses consumidores:
Heavy Streamers: esses consumidores dedicam, em média, 6,57 horas por dia ao streaming, indicando uma inclinação significativa para esse formato de conteúdo.
Light Linears: com menos de 1 hora por dia dedicada à TV linear, esses consumidores refletem a preferência clara por formatos não lineares.
Non-Linears: representando 26% da base ativa e conectada, esses consumidores sinalizam uma mudança em direção a formatos não tradicionais de consumo de mídia.
Consumo de AVOD: 50% do tempo de streaming é dedicado a serviços financiados por anúncios, evidenciando a popularidade desses modelos.
Gamers: com 12% da base ativa e conectada, dado que destaca uma audiência engajada no universo dos jogos.
Independentemente da plataforma, o cenário regional mantém a prioridade do consumo nacional – como o mesmo estudo mapeou – destacando os 3 conteúdos favoritos:
1º lugar – futebol;
2º lugar – notícias,
3º lugar – filmes e séries
A região também ganha destaque em relação ao consumo de games: sendo um ponto-chave para as marcas, ocupando o primeiro lugar. Em segundo fica a região Sul e terceiro está a região Centro-Oeste, seguidos da região Norte e Nordeste.
As estratégias de mídia linear voltadas para regiões “non-linears” exigem atenção diferenciada, especialmente quando se considera a presença de gamers. No contexto brasileiro, a predominância de gamers se destaca nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto o Norte e o Nordeste ocupam posições subsequentes. Esses insights oferecem oportunidades valiosas para marcas interessadas em se conectar com o público gamer, destacando a importância de adaptar estratégias de mídia de maneira específica para cada região, considerando tanto as preferências quanto a densidade demográfica de jogadores em diferentes áreas geográficas.
Para Samsung Ads, criar conexões relevantes entre marcas e consumidores passa por uma etapa fundamental, que é oferecer para as marcas, além do acesso às audiências, um mapa profundo e extenso do consumo nas Smart TVs da empresa, favorecendo o conhecimento das audiências e um alicerce sólido e embasado para que anunciantes e suas agências possam criar planos e estratégias de comunicação direcionadas para as audiências certas.
Fonte: Todos os dados e insights deste material são de propriedade da Samsung Ads e usam a base de Smart TVs conectadas do Brasil e do México em novembro de 2023.