Principal corrida de rua da América Latina, a Maratona do Rio acontece de 18 a 22 de junho de 2025. Com percursos que unem pontos turísticos e paisagens naturais, a 23ª edição do evento deve encantar os mais de 60 mil participantes.
Em 2025, os trajetos das provas 5K | I♥PRIO e 21K | Claro permanecem os mesmos. A prova de 5K parte do Aterro do Flamengo, próximo ao Palácio do Catete, segue pela Av. Infante Dom Henrique até a Praça Cuatemoc, faz dois retornos — um próximo ao MAM e termina logo após o Monumento aos Pracinhas. Já a meia maratona larga no Leblon, percorre toda a orla, atravessa o centro histórico e também finaliza nas imediações do monumento.
As provas 10K | Betnacional e 42K | Corona Cero foram atualizadas. A de 10K terá largada no Aterro em direção a Botafogo (pela contramão da pista sentido Zona Sul/Centro), com retorno próximo ao Clube Guanabara, seguindo novamente pelo Aterro, fazendo o segundo retorno após a passarela do MAM e finalizando após o Monumento aos Pracinhas. A maratona larga e termina no Aterro do Flamengo, mas não passará mais pelo Museu do Amanhã. Em vez disso, haverá um trecho de ida e volta pelas avenidas Alfredo Agache e General Justo, próximo ao Museu Histórico Nacional.
“Todos os percursos da Maratona do Rio 2025 são cuidadosamente pensados visando oferecer o máximo de conforto aos corredores e dar fluidez e dinamismo às provas. Até por isso, sempre podemos esperar que os corredores consigam aqui as suas melhores marcas pessoais e que os recordes das provas sejam superados”, afirma João Traven, diretor da Spiridon Eventos.
Entre os recordes da Maratona do Rio, destaque para Josphat Kiprotich, que completou os 42K em 2:12:35 em 2024, e para Kebebush Yisma Zewode Mariam, com 2:34:33 em 2022. Nos 21K, os recordes são de Nelly Chepchumba (1:10:08, em 2024) e Daniel Ferreira do Nascimento (1:01:03, em 2022).
A programação começa na quinta-feira, 19, com a prova de 5K. Na sexta, 20, será a vez da 10K. No sábado, 21, ocorre a meia maratona. E no domingo, 22, acontece a maratona completa. O Desafio Cidade Maravilhosa | Dorflex Max combina as provas de 21K e 42K, realizadas em dois dias consecutivos.
O evento também promove o projeto Maratona com Arte, além de espaços como a Casa Maratona (com a loja oficial) e o Village Maratona, com shows e ativações na Marina da Glória.

Detalhamento dos percursos da Maratona do Rio 2025
Maratona do Rio – 42K | Corona Cero
Com largada e chegada no Aterro do Flamengo, o trajeto combina orla e centro histórico. Em 2025, o segmento do Museu do Amanhã foi retirado, sendo substituído por um trecho nas avenidas Alfredo Agache e General Justo. O percurso inclui pontos como o MAR, o MAM e o Museu Histórico Nacional, passando também pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.
Meia Maratona – 21K | Claro
O percurso é o mesmo de 2024. Os atletas largam no Leblon e seguem pela orla até o centro, passando por bairros emblemáticos. O trajeto inclui a Av. Marechal Câmara, Av. Presidente Antônio Carlos e retorna pela Av. Alfredo Agache e Av. General Justo, com chegada após o Monumento aos Pracinhas.
10K | Betnacional
A largada será na Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), sentido Botafogo. O primeiro retorno ocorre na altura do Clube Guanabara, e o segundo após a passarela do MAM. A prova termina após o Monumento aos Pracinhas, no mesmo ponto de chegada das provas de 5K e 21K.
5K | I♥PRIO
A largada é no Aterro do Flamengo, próximo ao Palácio do Catete. O trajeto segue até a Praça Cuatemoc, faz o retorno, passa pelo MAM e volta pela contramão da pista até a chegada, também após o Monumento aos Pracinhas.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!