Marca Pop

24 de maio de 2024

Grupo Wine reformula arquitetura de marcas para reforçar atuação B2B e B2C

O Grupo Wine se consolidou como o maior importador de vinho no Brasil, ocupando o primeiro lugar no ranking de importação e sendo responsável por mais de 15 a cada 100 garrafas vendidas no país. A empresa atingiu recentemente 15,39% de market share de vinhos importados. Esse resultado foi conquistado a partir do crescimento em diferentes frentes de negócio, tanto no mundo online quanto no offline. A marca Wine se destaca com a operação do Clube Wine que possui sua experiência complementada com as lojas físicas e o e-commerce ativada por meio do aplicativo Wine Vinhos. No B2B, as operações de Cantu e Bodegas, cada uma com sua própria estrutura comercial e singularidades, alavanca a capilaridade dos rótulos garantindo a presença em todo o mercado regional de varejo.

“Foi um processo bastante exploratório e estudamos diversos casos até chegarmos na arquitetura de marcas que estamos apresentando ao mercado agora. Partimos do desafio de instituir uma identidade de Grupo ligada com as nossas origens e com uma expressão corporativa, recentrar a marca Wine, expressar Bodegas Grupo Wine de forma independente, mas ligada ao mundo de inovação e evoluir a marca Cantu Grupo Wine, reforçando sua tradição e seu relacionamento com grandes produtores mundiais”, explica Laura Barros, Diretora de Marketing do Grupo Wine.

A companhia passa a se apresentar ao mercado a partir de agora como Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil. Esta marca ganha uma identidade visual e até uma abreviação do nome com o apelido “GW”. O propósito de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, que acompanha a Wine desde que a empresa surgiu, em 2008, foi a inspiração para o novo posicionamento do Grupo, que agora conta com uma visão ampliada de escopo, permitindo novas avenidas de crescimento, com as marcas Wine, Bodegas Grupo Wine e Cantu Grupo Wine interligadas. 

Wine e o B2C
“Com mais de 395 mil assinaturas ativas no Clube Wine, a marca Wine segue sendo o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, além de um dos maiores e-commerces de vinho da América Latina. Queremos conectar cada vez mais pessoas por meio da paixão pelo vinho. Recentemente, fizemos a expansão desta parte do negócio para o México e já estamos próximos de atingir 10 mil assinaturas por lá”, diz a executiva.

A proposta de valor da Wine sempre foi baseada em 3C’s: curadoria, conteúdo e comodidade. Agora, com a força das vendas e relacionamento com os apaixonados por vinho através das 16 lojas físicas que a marca possui no Brasil, a Wine ganha um novo “C”, de comunidade, em seu posicionamento.

A marca segue com sua identidade visual descolada, com cores alegres em seu “tangram”, que faz alusão a vinícolas e cidades. Sempre com os retângulos em linhas diagonais e com espaço entre as formas, a Wine ganha o elemento gráfico das setas que remetem aos percursos da WineBox (caixa em que os vinhos da Wine são entregues) e dos encontros promovidos no mundo do vinho.

“Para além do Clube, lojas físicas e e-commerce, que seguem encabeçados pela marca Wine, sentimos a necessidade de fortalecer como o nosso B2B se apresenta, tanto o on-trade quanto o off-trade e também aproximar as marcas do Grupo, conectando-as através de elementos em comum, mas sem perder a individualidade de cada empresa”, conta Laura.

Com duas operações complementares, Bodegas Grupo Wine e Cantu Grupo Wine são as marcas que representam o B2B do Grupo Wine e alavancam a capilaridade deste mercado, com vendas para varejos regionais, supermercados, hortifrutis e restaurantes, completando a missão da hiper disponibilidade do vinho. Cada uma possui sua própria estrutura comercial com marcas e portfólios distintos, além de características próprias.

Inovação na distribuição
A Bodegas nasceu em 2004, com o trabalho do empreendedor German Garfinkel, e foi pioneira na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B para negócios no Brasil inteiro. Em 2018, passou a fazer parte do Grupo Wine e acelerou seu crescimento. “Agora, em 2023, a marca passa por uma renovação, ganha a assinatura Bodegas Grupo Wine e se fortalece como o ambiente de inovação e disrupção do Grupo no B2B com a missão de ampliar o nosso share de mercado com novos produtores”, afirma a executiva de marketing do GW.

Bodega, em espanhol, quer dizer um depósito ou loja onde se armazenava e vendia vinho em pequenas porções. Na identidade visual que a marca Bodegas Grupo Wine ganha agora, o tangram colorido da Wine dá espaço para uma paleta de cores moderna com linhas retas, verticais e horizontais, sem espaço entre as formas, quase como um “tetris”, fazendo referência ao significado do seu nome. Além disso, o logo traz consigo elementos quadrados, posicionados como balões, que remetem à inovação.  

Tradição com vinhos reconhecidos em todo o mundo
A Cantu Importadora, empresa adquirida pela Wine em 2021, representa no mercado brasileiro 13 países e mais de 40 produtores de vinhos premiados e reconhecidos no mundo inteiro. “A Cantu passou por um rebranding de forma a modernizar a marca, mas sem perder o reconhecimento construído em mais de 15 anos de operação. A marca ganha a assinatura Cantu Grupo Wine e se posiciona como a casa das grandes marcas a partir de agora, com novos elementos em sua identidade visual, como o retângulo sobre a letra ‘c’ que remete a uma garrafa de vinho inclinada e reforça a conexão com as demais marcas do Grupo”, diz Laura.

A tipografia da Cantu em caixa baixa permanece, mas agora com uma fonte que remete ao clássico e tradicional. O tom vinho da marca ganha uma suavidade, ao lado da cor dourada que aparece no elemento retangular que também faz referência às rotas de distribuição. A Cantu Grupo Wine tem uma sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional e isso agora fica ainda mais evidente em sua identidade visual.

“Estamos muito contentes e verdadeiramente empolgados para apresentar nossa nova roupagem ao mercado e mais ainda para ver as reações dos nossos parceiros e clientes. Internamente, já começamos um trabalho minucioso de substituir os logos em redes sociais, site e todos os canais do Grupo. Certamente, é um desafio e tanto colocar o novo brandbook em prática, mas todos da empresa estão empenhados nesse projeto e, por isso, está sendo muito prazeroso”, finaliza Laura.

O projeto de nova arquitetura de marcas do Grupo Wine foi desenvolvido com a contribuição das equipes das diferentes unidades de negócio, em parceria com a agência de design Voadora, que ajudou a ilustrar todos os detalhes de aplicação dos novos conceitos de construção de cada marca. 

Picture of Eduardo Fonseca

Eduardo Fonseca

Autor

10 de outubro de 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

plugins premium WordPress