O Grupo Wine se consolidou como o maior importador de vinho no Brasil, ocupando o primeiro lugar no ranking de importação e sendo responsável por mais de 15 a cada 100 garrafas vendidas no país. A empresa atingiu recentemente 15,39% de market share de vinhos importados. Esse resultado foi conquistado a partir do crescimento em diferentes frentes de negócio, tanto no mundo online quanto no offline. A marca Wine se destaca com a operação do Clube Wine que possui sua experiência complementada com as lojas físicas e o e-commerce ativada por meio do aplicativo Wine Vinhos. No B2B, as operações de Cantu e Bodegas, cada uma com sua própria estrutura comercial e singularidades, alavanca a capilaridade dos rótulos garantindo a presença em todo o mercado regional de varejo.
“Foi um processo bastante exploratório e estudamos diversos casos até chegarmos na arquitetura de marcas que estamos apresentando ao mercado agora. Partimos do desafio de instituir uma identidade de Grupo ligada com as nossas origens e com uma expressão corporativa, recentrar a marca Wine, expressar Bodegas Grupo Wine de forma independente, mas ligada ao mundo de inovação e evoluir a marca Cantu Grupo Wine, reforçando sua tradição e seu relacionamento com grandes produtores mundiais”, explica Laura Barros, Diretora de Marketing do Grupo Wine.
A companhia passa a se apresentar ao mercado a partir de agora como Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil. Esta marca ganha uma identidade visual e até uma abreviação do nome com o apelido “GW”. O propósito de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, que acompanha a Wine desde que a empresa surgiu, em 2008, foi a inspiração para o novo posicionamento do Grupo, que agora conta com uma visão ampliada de escopo, permitindo novas avenidas de crescimento, com as marcas Wine, Bodegas Grupo Wine e Cantu Grupo Wine interligadas.
Wine e o B2C
“Com mais de 395 mil assinaturas ativas no Clube Wine, a marca Wine segue sendo o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, além de um dos maiores e-commerces de vinho da América Latina. Queremos conectar cada vez mais pessoas por meio da paixão pelo vinho. Recentemente, fizemos a expansão desta parte do negócio para o México e já estamos próximos de atingir 10 mil assinaturas por lá”, diz a executiva.
A proposta de valor da Wine sempre foi baseada em 3C’s: curadoria, conteúdo e comodidade. Agora, com a força das vendas e relacionamento com os apaixonados por vinho através das 16 lojas físicas que a marca possui no Brasil, a Wine ganha um novo “C”, de comunidade, em seu posicionamento.
A marca segue com sua identidade visual descolada, com cores alegres em seu “tangram”, que faz alusão a vinícolas e cidades. Sempre com os retângulos em linhas diagonais e com espaço entre as formas, a Wine ganha o elemento gráfico das setas que remetem aos percursos da WineBox (caixa em que os vinhos da Wine são entregues) e dos encontros promovidos no mundo do vinho.
“Para além do Clube, lojas físicas e e-commerce, que seguem encabeçados pela marca Wine, sentimos a necessidade de fortalecer como o nosso B2B se apresenta, tanto o on-trade quanto o off-trade e também aproximar as marcas do Grupo, conectando-as através de elementos em comum, mas sem perder a individualidade de cada empresa”, conta Laura.
Com duas operações complementares, Bodegas Grupo Wine e Cantu Grupo Wine são as marcas que representam o B2B do Grupo Wine e alavancam a capilaridade deste mercado, com vendas para varejos regionais, supermercados, hortifrutis e restaurantes, completando a missão da hiper disponibilidade do vinho. Cada uma possui sua própria estrutura comercial com marcas e portfólios distintos, além de características próprias.
Inovação na distribuição
A Bodegas nasceu em 2004, com o trabalho do empreendedor German Garfinkel, e foi pioneira na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B para negócios no Brasil inteiro. Em 2018, passou a fazer parte do Grupo Wine e acelerou seu crescimento. “Agora, em 2023, a marca passa por uma renovação, ganha a assinatura Bodegas Grupo Wine e se fortalece como o ambiente de inovação e disrupção do Grupo no B2B com a missão de ampliar o nosso share de mercado com novos produtores”, afirma a executiva de marketing do GW.
Bodega, em espanhol, quer dizer um depósito ou loja onde se armazenava e vendia vinho em pequenas porções. Na identidade visual que a marca Bodegas Grupo Wine ganha agora, o tangram colorido da Wine dá espaço para uma paleta de cores moderna com linhas retas, verticais e horizontais, sem espaço entre as formas, quase como um “tetris”, fazendo referência ao significado do seu nome. Além disso, o logo traz consigo elementos quadrados, posicionados como balões, que remetem à inovação.
Tradição com vinhos reconhecidos em todo o mundo
A Cantu Importadora, empresa adquirida pela Wine em 2021, representa no mercado brasileiro 13 países e mais de 40 produtores de vinhos premiados e reconhecidos no mundo inteiro. “A Cantu passou por um rebranding de forma a modernizar a marca, mas sem perder o reconhecimento construído em mais de 15 anos de operação. A marca ganha a assinatura Cantu Grupo Wine e se posiciona como a casa das grandes marcas a partir de agora, com novos elementos em sua identidade visual, como o retângulo sobre a letra ‘c’ que remete a uma garrafa de vinho inclinada e reforça a conexão com as demais marcas do Grupo”, diz Laura.
A tipografia da Cantu em caixa baixa permanece, mas agora com uma fonte que remete ao clássico e tradicional. O tom vinho da marca ganha uma suavidade, ao lado da cor dourada que aparece no elemento retangular que também faz referência às rotas de distribuição. A Cantu Grupo Wine tem uma sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional e isso agora fica ainda mais evidente em sua identidade visual.
“Estamos muito contentes e verdadeiramente empolgados para apresentar nossa nova roupagem ao mercado e mais ainda para ver as reações dos nossos parceiros e clientes. Internamente, já começamos um trabalho minucioso de substituir os logos em redes sociais, site e todos os canais do Grupo. Certamente, é um desafio e tanto colocar o novo brandbook em prática, mas todos da empresa estão empenhados nesse projeto e, por isso, está sendo muito prazeroso”, finaliza Laura.
O projeto de nova arquitetura de marcas do Grupo Wine foi desenvolvido com a contribuição das equipes das diferentes unidades de negócio, em parceria com a agência de design Voadora, que ajudou a ilustrar todos os detalhes de aplicação dos novos conceitos de construção de cada marca.