No dia 11 de janeiro de 2014, em meio ao verão carioca, era inaugurada a Momo Gelato, marca fundada por Walter de Mattos (um apaixonado por gelato) e amigos, que reuniu equipamentos, ingredientes e técnica italiana com o espírito carioca, tanto na comunicação como, principalmente, nas criações de gelato. De lá para cá, a Momo foi crescendo com outras cinco unidades no Rio de Janeiro e se expandindo para São Paulo, graças à legião de fãs conquistados. E justamente para celebrar os momoníacos (como a Momo chama os apaixonados pelos seus gelati), a marca lança a campanha “Momo 10 Anos”.
Uma das principais ações da campanha é a “10 Anos com Sabor de Afeto”, para a qual personalidades fãs de Momo e marcas parceiras vão criar um sabor de gelato que tenha relação com a personalidade de cada um, seja uma memória afetiva de infância, seja uma receita de família ou a releitura de uma sobremesa de um chef. Até agora, os nomes confirmados na ação incluem o publicitário Washington Olivetto, os chefs Pedro de Artagão e Juliana Gueiros, a atleta Carol Solberg, além da Dengo Chocolates.
Cada sabor ficará disponível por um mês em todas as unidades da marca. O público será informado do sabor e da personalidade vigente por meio da comunicação visual nas lojas e nas redes sociais de Momo Gelato.
A ação também tem uma proposta social: parte do valor arrecadado com a venda será revertida para a instituição Parceiros da Educação – instituição que trabalha para a melhoria no desempenho acadêmico dos alunos e a promoção da qualidade da educação pública, com atuação no Rio de Janeiro e em São Paulo –, como forma de retribuir para a população o carinho com a Momo Gelato. A expectativa de valor arrecadado gira em torno de R$ 150 mil em doações.
Para marcar o início da ação “10 Anos com Sabor de Afeto”, a Momo organiza uma festa de aniversário aberta ao público, no dia 11 de janeiro, em sua primeira unidade, na rua Dias Ferreira (no bairro do Leblon), onde será apresentado, além dos sabores queridinhos do público e outras ativações, o primeiro sabor da campanha, o gelato W/Pera. Criado pelo Washington Olivetto, é um gelato de pera williams sem açúcar, incrementada por uma dose da famosa bebida poire williams (aguardente feito com a pera). Trata-se de uma releitura de uma sobremesa servida no sul da França, que é uma paixão antiga do Washington Olivetto, que se diz um “sovertólogo”, mais que publicitário. Terá também a Copa W/Pera, que será servida em taça de frappé, com duas bolas do gelato e mais uma dose e meia do poire williams.
Celebração também na Café com Fé
A Café com Fé, a cafeteria que acompanha todas as unidades da Momo Gelato com grande oferta de cafés, panini, waffles, bolos e tortas, não poderia ficar de fora da campanha “Momo 10 Anos”. A primeira unidade, na Dias Ferreira, passou por uma reforma para ampliar o espaço da cafeteria e seus serviços: agora é possível oferecer o café da manhã, tão solicitado pelos clientes da região.
Este novo menu da Café com Fé, disponível em todas as unidades, agora passa a contar com: Cinnamon Roll (simples ou com cobertura de chocolate ou pistache) e o Momo Frappé, nos sabores brigadetto, caramelo salgado e fragola (morango) ao leite.
Vaquinha mais presente
A marca da Momo Gelato é caracterizada pelo logotipo de uma vaquinha em tons de amarelo e açaí, presente em desenhos pelas paredes das unidades e nas postagens nas redes sociais. Agora, por conta da campanha de aniversário, algumas unidades recebem ainda uma réplica com dimensões medianas com um botão que simula o mugido do animal, porém com som de “gostoso” ou “cremoso”, trazendo interatividade, especialmente para as crianças – ou para os mais animados.
Outra adição será no uniforme dos colaboradores da marca, com a presença do novo logo criado para celebrar os 10 anos da marca.