Com um aporte de R$ 1 milhão, o programa Impacto Black da PepsiCo em parceria com o Instituto Feira Preta e Doritos beneficiará cerca de 3 mil pessoas por meio de ações de transformação social. Dez organizações lideradas por pessoas negras foram selecionadas para o programa, com cada uma recebendo um aporte de R$ 100 mil, para desenvolver projetos em áreas como agroecologia, educação, saúde, empreendedorismo e geração de emprego em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.
Impacto Black visa acelerar a equidade racial e valorizar a cultura das populações negras, indígenas e quilombolas no Brasil. “Essa é a marca de Doritos, que desde 2017 apoia a causa da diversidade, equidade e inclusão, com investimentos e ações propositivas no país. Com o Impacto Black, queremos atuar na diminuição da lacuna de oportunidades a partir da lente de quem mais entende do assunto: lideranças negras que conhecem as necessidades dos públicos que atendem e realmente fazem a diferença em suas regiões”, afirma Cecilia Dias, vice-presidente de Marketing da PepsiCo Brasil e Latam.
Entre as ações que serão desenvolvidas, estão capacitação profissional, ampliação de cozinha comunitária, democratização do acesso à internet e inclusão digital, além de cursos de tecnologia para aumentar a empregabilidade de jovens em regiões periféricas e apoio à agricultura familiar.
“As dez organizações selecionadas no Impacto Black têm uma atuação significativa em comunidades carentes no país, promovendo a criação de iniciativas de prosperidade econômica, combate à fome e práticas de agricultura urbana e/ou regenerativa. Eu, particularmente, estou muito orgulhoso de que nove dos dez projetos selecionados têm mulheres negras como líderes e estão muito empenhadas em dar mais este grande passo para a transformação social no Brasil”, destaca C.D. Glin, presidente da Fundação PepsiCo e Head Global de Impacto Social na PepsiCo.
Nos próximos seis meses, os líderes das organizações participarão do programa Afrolab do Instituto Feira Preta, que oferece mentoria, elaboração de planos de ação e desenvolvimento de projetos. Eles também serão capacitados ao longo do próximo ano em temas como governança, gestão de pessoas, estratégias de comunicação e transformação digital.
“Estamos muito contentes em anunciar os selecionados da iniciativa. Essa parceria com a PepsiCo e Doritos evidencia como a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Esse é um resultado muito potente, os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Acreditamos que esse esforço irá fortalecer estes negócios e também, promoverá um impacto positivo nas comunidades ao seu redor”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.
Projetos selecionados:
- Bahia – Santo Amaro/Cachoeira: Associação Rede Elas Negras Conexões
- Bahia – Valença: Associação de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais Afro-Indígenas do Caxuté
- Distrito Federal – Brasília: Edumi Associação Formativa Social
- Minas Gerais – Belo Horizonte: Associação Coletiva Mulheres da Quebrada
- Pará – Salvaterra: Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra
- Pernambuco – Tracunhaém e Lima: Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha Estatuto Social
- Rio de Janeiro – Rio de Janeiro: Instituto Josefinas Produções Culturais e Sociais
- Rio de Janeiro – Rio de Janeiro: Instituto da Hora
- Santa Catarina – Garopaba e Imbituba: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Aldeia
- São Paulo – São Paulo: Associação Mural Agência de Jornalismo das Periferias
PepsiCo e Doritos também seguem promovendo a inclusão racial através de ações como o Festival Feira Preta, com o objetivo de ter 30% de pessoas negras em cargos de liderança no Brasil até 2025, número que atualmente está em 29%.