O mercado de aves natalinas cresceu mais de 10% em 2023, mas a Seara superou a média e registrou um aumento de mais de 30% no mesmo período. Milhares de famílias já estão mudando o consumo de produtos natalinos para a marca, que também bateu o recorde de vendas do Kit Fiesta.
Nos últimos dois anos, a Seara definiu como meta ser referência nas festas de Natal dos brasileiros. Para isso, a empresa investiu em pesquisa de hábitos e preferências dos consumidores, testes de produtos e experiências sensoriais com clientes, especialistas e chefs de cozinha. O objetivo é oferecer uma experiência completa e personalizada para cada tipo de celebração.
Recorde de vendas do Kit Fiesta
O Kit Fiesta da Seara é composto por produtos especiais para o Natal e Ano Novo. O kit também atende a empresas que desejam presentear seus colaboradores com produtos de alta qualidade. “Batemos o recorde de vendas do Kit Fiesta, reforçando a força da nossa marca e nossa conexão com os consumidores brasileiros”, afirma Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara.
Novidade: salames gourmet e pequenas ceias
Entre as novidades para o Natal de 2024, destaca-se o kit de salames gourmet, disponível em três sabores: vinho, queijo e alho negro. Com 460 gramas e uma embalagem elegante, o kit foi criado para atender a quem busca alternativas práticas e saborosas para as celebrações ou para presentear amigos e familiares.
A linha Pequenas Ceias é outra aposta da Seara para o Natal. Pensada para as novas configurações familiares e para quem vive em apartamentos com espaço reduzido, a linha inclui produtos menores e práticos, como lombo, pernil desossado, peito de frango e peru recheados. Esses produtos pesam cerca de 1 kg após serem assados e são ideais para pequenas famílias ou pessoas que vivem sozinhas.
Inovação no mercado de aves natalinas
Outra novidade é o peru defumado, que já vem pronto para consumo. “Enquanto o tempo de cozimento do peru tradicional leva de 3 a 3h30, o peru defumado é aquecido em muito menos tempo”, explica Luciara Rech Peil, diretora-executiva de Inovação e P&D da Seara. Essa solução é perfeita para quem busca praticidade sem abrir mão de qualidade e sabor.
Transformação dos arranjos familiares
De acordo com o Censo Demográfico 2022 do IBGE, as famílias brasileiras estão menores, com uma média de 2,79 moradores por domicílio. O aumento de lares unipessoais e o envelhecimento populacional impactaram o consumo de produtos natalinos. Nesse cenário, a Seara viu a oportunidade de criar produtos menores e mais práticos, como os da linha Pequenas Ceias, que oferecem opções pensadas para as cozinhas compactas de apartamentos.
Inovação e novos produtos
O hub de inovação da Seara conta com 80 profissionais dedicados à criação de novos produtos. Somente em 2024, foram lançados 140 novos itens. “Tentamos entender e até antecipar os desejos do consumidor”, comenta Luciara. Para isso, os profissionais realizam pesquisas, entrevistas e testes para desenvolver soluções que atendam às necessidades do mercado.
Planejamento para o futuro
O processo de lançamento de novos produtos é feito com anos de antecedência. Para o Natal de 2026, por exemplo, a Seara já está em fase de desenvolvimento de novos produtos, em um trabalho que envolve até mesmo a compra de equipamentos específicos. “Essa visão de longo prazo nos permite atender as demandas futuras e continuar trazendo inovações”, finaliza Luciara.