O Sam’s Club celebra em 2025 três décadas de atuação no Brasil. Desde a abertura da primeira unidade em São Bernardo do Campo (SP), o clube de compras cresceu de forma consistente e hoje soma 58 lojas e cerca de 3,9 milhões de sócios, com a meta de chegar a 4 milhões até o fim do ano.

Com cerca de 5,5 mil itens disponíveis e anuidade a R$ 95, o segredo do sucesso está na curadoria rigorosa e na força da Member’s Mark, marca exclusiva que hoje reúne cerca de 800 produtos ativos. A maioria dos produtos é oferecida em embalagens maiores (ou Club Size), que geram a percepção de valor e economia para o sócio, pois o valor do litro ou da unidade é frequentemente mais vantajoso em comparação com embalagens menores no varejo tradicional.
“A gente tem uma marca que carrega toda a proposta de valor do Sam’s. Para lançar um produto, ele precisa ser tão bom ou melhor do que o líder de mercado – essa é a nossa proposta”, explica Ana Laura Tambasco, diretora executiva de Marcas Próprias e Sourcing de Carrefour Varejo e Sam’s Club.
O desempenho confirma o posicionamento: em alguns meses, produtos como o lava-roupas Member’s Mark superam o líder da categoria em vendas. “A gente se tornou autoridade em categorias como azeites e mel”, completa a executiva.
Segundo Júlio Alves, CMO do Carrefour Varejo e Sam’s Club, a diferenciação é a essência do negócio. “Ser exclusivo não é só ser premium. Muitas vezes, é oferecer mais valor, com embalagens maiores e preços mais vantajosos”, afirma. Atualmente, 91% dos clientes levam ao menos um item Member’s Mark no carrinho. Por sua vez, produtos da marca própria competem com os líderes do mercado de cada categoria com uma vantagem de de cerca de 10% no preço ao consumidor.
Outro diferencial é o conceito “Treasure Hunt” (Caça ao Tesouro), que traz produtos sazonais e exclusivos, como uma bruxa de 2,70 m no Halloween ou a mala da marca Lego, que esgotou antes mesmo do início da campanha de divulgação aos clientes por meio de CRM. “A ideia é oferecer itens únicos, que geram surpresa e inovação a cada visita”, destaca Júlio.
O plano de crescimento também avança rapidamente, com 16 novas unidades abertas entre meados de 2022 e o final de 2024. E o Natal é visto como um momento estratégico de renovação de sortimento. “É a época de trazer produtos que o cliente não encontra em nenhum outro lugar, o que o faz voltar ao Sam’s”, afirma Ana Laura.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!





