Marca Pop

Quer entrar para o mercado gamer? Gerente de Marketing da Lity dá dicas valiosas!

Nos últimos anos, começou uma verdadeira ascensão do mundo gamer como meio de entretenimento, influência e lucro para as empresas que apostam no setor. Acompanhando essa vertente, está a oferta de vagas em tecnologia, aumento que também eleva automaticamente a maior procura por cursos na área de tecnologia, como desenvolvimento, digital e games.

Em termos de acesso à tecnologia de software, não existe limitação para as empresas brasileiras quando comparadas com outros mercados. E é justamente pela expansão das desenvolvedoras de jogos que o interesse da população em ingressar nesse tipo de mercado tem aumentado.

Porém, é importante lembrar que muitos dos jogadores que consideram atuar na área de games têm voltado seus olhares apenas para áreas de tecnologia, o que é compreensível, afinal é o que move o mercado. No entanto, há profissões secundárias que também podem levá-los para o emprego dos sonhos.

Se interessou pelo mundo gamer? A Amanda Rodrigues, gerente de Marketing da Lity, marca de eletrônicos e acessórios, bateu um papo com a gente e deu dicas para se destacar no mercado. Confira:

Como você vê o mercado gamer no impulsionamento da demanda por profissionais de tecnologia nos últimos anos?
A paixão pelos jogos cresce a cada ano. Segundo Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2023, 82,1% de brasileiros jogam como entretenimento, e consequentemente o desejo de fazer parte deste ecossistema também cresce. O interesse começa no jogo, independente se é competitivo ou casual, ele pode querer se aperfeiçoar em muitos setores de tecnologia focado nesse mercado, como, por exemplo, ser desenvolvedor. Segundo a ABRAGAMES, o Brasil possui mais de mil jogos lançados em 2022, e temos mais de treze mil profissionais atuando nessa área. As áreas de atuação são infinitas, e ter profissionais que sejam apaixonados pelo produto traz benefícios emocionais e entregas mais valiosas.

Quais são as principais áreas de tecnologia que têm incentivado a procura devido ao crescimento do mercado gamer?
Ainda conforme a Pesquisa Game Brasil (PGB), 58,3% das pessoas acreditam que o setor oferece boas oportunidades de trabalho e carreira nas áreas de criação de conteúdo (68,3%); publicidade ou marketing (68%); programação (66%); efeitos visuais (65,7%); e arte, ilustração ou animação de jogos (65%).

De que maneira as empresas de jogos têm contribuído para a formação de novos talentos e profissionais no setor de tecnologia?
O aumento da demanda de novos jogos e o avanço de novas tecnologias impulsionam não apenas empresas de jogos, mas também de hardwares e acessórios, inspirando os jovens a buscarem conhecimento e se especializarem em áreas diversas que aperfeiçoam a experiência gamer, desde novas histórias / sequencias para o seu jogo favorito, até como obter menor tempo de resposta durante uma partida através de novas tecnologias.

Que conselhos daria para os jovens que querem seguir carreira no mercado gamer?
É importante sempre seguir seus sonhos e não desistir, por mais que o caminho possa ser desafiador. Porém, nem sempre é preciso se tornar um jogador apenas para trabalhar com o mercado gamer. As grandes ligas hoje contam com profissionais de outras áreas que podem despertar o interesse na carreira para os jovens. Dentre as profissões estão hoje advogados, fisioterapeutas e psicólogos.

Na sua opinião, quais são as tendências futuras para o mercado gamer?
Acredito que possamos dividir as tendências do mercado em consumo, entretenimento e tecnologia. Começando com consumo, os jogos mobile continuaram se destacando, por serem mais acessíveis, hoje a aquisição de um lançamento de console no Brasil custa em média até 25% do salário mínimo. Seguindo a mesma motivação, os jogos em nuvem (cloud gaming) poderão ter um grande destaque no futuro, visto que torna o mesmo jogo de console financeiramente mais acessível, podendo até mesmo jogar no celular que já existe na mão dos players, atraindo mais adeptos e variedades de jogos.
Quando falamos de entretenimento, é inegável o avanço dos streamers nos últimos anos que impactou até mesmo o esporte tradicional, e vejo muito mais avanços de influencers e gamers ganharem espaço fora no nicho, além do calendário mais variado de eventos e campeonatos no Brasil, como o Panamericano de Esports Games que será realizado em 2024 no Rio de Janeiro.
As tecnologias, pensando em um público competitivo, está voltada para acessórios, mouse e teclados, leves e cada vez mais com menor tempo de respostas, tendencia que se torna desejo de consumo aos apaixonados por jogos de FPS. E para adeptos dos jogos mobiles, dispositivos com maior duração de bateria e baterias recarregáveis portáteis com maior capacidade e design compacto, lideram a lista de compra.

Foto de Eduardo Fonseca

Eduardo Fonseca

Autor

21 de novembro de 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

plugins premium WordPress