A Panvel anunciou a evolução da Sofia, sua assistente virtual, que passa a atuar como personal shopper com IA generativa no aplicativo da rede. A ferramenta se torna a primeira do segmento farmacêutico brasileiro com essa proposta, oferecendo atendimento personalizado aos clientes.

Lançada em 2024 inicialmente para suporte interno e depois integrada ao SAC, a Sofia agora atua diretamente no App Panvel, auxiliando na jornada de compra digital.
Desenvolvida pelo time interno de tecnologia e dados da empresa, a solução permite interação por texto, áudio e imagem. A IA tira dúvidas sobre medicamentos, explica ativos de dermocosméticos e orienta o consumidor de acordo com seu perfil. A proposta é facilitar decisões como a escolha do protetor solar adequado ou esclarecer informações sobre posologia, ampliando o acesso à informação dentro do ambiente digital.
Integração com lojas físicas
A estratégia também envolve integração omnichannel. Nas lojas físicas, a Sofia atua como suporte para estimular a digitalização da jornada e auxiliar colaboradores no atendimento ao público. Atualmente, a Panvel conta com mais de 650 lojas físicas e estrutura logística própria.
Impacto nos resultados
Segundo a empresa, a taxa de conversão via IA chegou a 20%, acima dos 8% registrados nos canais tradicionais. As vendas digitais cresceram 42,4% no terceiro trimestre de 2025 e já representam cerca de 30% do faturamento total do grupo.
“É uma ferramenta que diferencia a jornada, qualifica o cuidado e acelera o negócio”, afirma Julio Mottin Neto, CEO da Panvel.
A iniciativa integra a estratégia da companhia de utilizar dados para personalizar o atendimento aos mais de 25 milhões de clientes cadastrados.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!



