Em comemoração ao Mês Mundial da Reciclagem, O Boticário lançou a Boti Recicla Store, primeira loja sustentável do mundo que transforma embalagens vazias de cosméticos em moeda. A ação inédita acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito da Rua dos Pinheiros, 315, em São Paulo, e convida os consumidores a trocarem resíduos por itens e experiências exclusivas.

A campanha marca a estreia da LePub São Paulo na comunicação da marca e teve início com um teaser impactante no Dia Mundial da Reciclagem (17), quando a flagship foi “fechada” com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem.” Nesta segunda (19), a marca lançou o primeiro filme da campanha, destacando uma prancha de surf do Gabriel Medina, disponível na loja como prêmio.
No filme, uma pirâmide feita com embalagens vazias reforça o valor simbólico do material reciclável. O público descobre quantos frascos são necessários para “comprar” o item e recebe o convite para visitar o espaço.
Com arquitetura assinada por Guto Requena, a loja sustentável do Boticário foi pensada para ser 100% reaproveitável. Uma balança high-tech calcula o peso das embalagens entregues, converte em créditos para troca e ainda informa a economia de CO₂ gerada com o ato.
Entre os prêmios estão uma prancha do Medina, um fone de ouvido do Alok e produtos da marca. Os itens começam a partir de 700g de embalagens vazias — de qualquer marca de cosméticos. Além disso, a loja oferece cortes de cabelo com especialistas da TRUSS, com doação dos fios ao projeto Fiotrar, que combate derramamentos de óleo no mar.
A ação está ligada ao programa Boti Recicla, maior iniciativa de logística reversa do setor de beleza no Brasil, com mais de 4 mil pontos de coleta ativos desde 2006. O programa garante destinação correta dos resíduos, principalmente por meio de cooperativas.
Iniciativas sustentáveis do Grupo Boticário
Entre os destaques em inovação de produto está o perfume Arbo Puro, com tampa feita de polipropileno de segunda geração a partir de resíduos de óleo de cozinha, gerando 51% menos emissão de CO₂. Outro exemplo é a linha Bob Esponja, lançada em outubro de 2024, com frascos produzidos com plástico reciclado pós-consumo (PE PCR), evitando o uso de mais de 6 toneladas de plástico virgem.
No varejo, mais de 100 lojas sustentáveis já foram abertas, cada uma com pelo menos uma tonelada de plástico reciclado na estrutura. Essas unidades são até 50% mais leves e 40% mais eficientes termicamente. A marca também criou, com a Mão Colorida, uma chapa sustentável que substitui o MDF no mobiliário das lojas, feita com resíduos de baixa reciclabilidade.
Na comunicação, a campanha Movimento Extinto recria fragrâncias de locais antes de serem poluídos, como a Baía de Guanabara. O frasco gigante do perfume foi exibido no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, como alerta ambiental.
Outro passo importante foi a parceria com o Google, que permite que usuários encontrem pontos de coleta no Google Maps, com mais de 10 mil locais mapeados por tipo de material.
A estratégia ESG do Grupo Boticário segue os Compromissos para o Futuro, lançados em 2021, alinhados aos ODS da ONU, com metas em áreas como clima, resíduos, água, biodiversidade, inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!