A Shell, marca licenciada pela Raízen, anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento do Shell V-Power Diesel, ampliando sua família de combustíveis aditivados no Brasil. O novo produto substituirá a linha Shell Evolux Diesel nos postos a partir de janeiro de 2026. O desenvolvimento do novo diesel levou cerca de dois anos e envolveu mais de 200 pessoas, incluindo times de marketing, operações e a Shell Global.
O lançamento busca atender às novas demandas tecnológicas dos motores, especialmente após o recente aumento do teor de biodiesel (B15). O produto terá 2,7 vezes mais aditivos focados em proteção e desempenho do que sua versão anterior.
Confiança e combate à ilegalidade
O novo combustível chega em um momento em que a ilegalidade no mercado de combustíveis tem ocupado grande espaço na imprensa. Ricardo Berni, diretor de marketing e digital da Raízen, destacou que a marca Shell se posiciona como defensora da confiança e do respeito ao consumidor.
“O atributo mais importante da nossa marca é defender a confiança, defender o respeito ao consumidor. Essa é uma oportunidade de se posicionar como uma empresa que defende o que é certo, que joga pelo bom produto, pelo bom serviço ao consumidor, pela ética e pelo respeito às leis”, afirmou Berni.
Ele citou que a evasão fiscal no mercado de combustíveis é estimada em R$ 14 bilhões, com outros R$ 15 bilhões perdidos em má prática e adulteração de produtos.
Tecnologia robusta contra o biodiesel
A formulação do novo diesel aditivado foi pensada especificamente para atuar contra os efeitos do crescente teor de biodiesel no mercado. Segundo Brenno Souza, gerente de Marketing de combustíveis, o aumento do biodiesel para B15 (e a projeção de 20% até 2030, conforme o Projeto de Lei do Combustível do Futuro) traz desafios como oxidação acelerada e maior formação de depósitos.
O Shell V-Power Diesel atua com três componentes principais para mitigar problemas como a ação oxidante da água, que é mais absorvida pelo biodiesel, protegendo o sistema de injeção e evitando a parada do equipamento; a degradação do biocombustível e a formação de borra, que afeta a vida útil dos filtros e causa o entupimento do sistema; e ainda garantindo que a água seja separada do diesel, evitando a proliferação de microrganismos que se alimentam do biodiesel e causam a decomposição do produto no tanque.
Além da proteção, o produto traz um robusto detergente e um aumentador de cetano, que melhora a qualidade da ignição.
“O aumentador de cetano, que não tinha na versão do Evolux, traz desempenho superior, melhor resposta do motor e também auxilia na redução do consumo de combustível. Resumidamente, o consumidor terá um produto que entrega mais e gasta menos”, explicou Souza.
Transição e parcerias estratégicas
A decisão de migrar o produto para a família V-Power foi fortemente influenciada pelos próprios consumidores. Ricardo Berni revelou que pesquisas mostraram que 72% dos entrevistados já conheciam a marca Shell V-Power Diesel, mesmo antes de o produto existir no Brasil.
A Raízen espera que a substituição da linha Evolux pelo Shell V-Power Diesel seja quase orgânica nos próximos anos. A linha Evolux já estava em um processo de descontinuidade, e o novo diesel aditivado vem para acelerar a adequação do mercado aos motores mais recentes (Euro 5 e Euro 6).
A credibilidade do produto é reforçada por grandes parceiras. Marco Lassen, coordenador técnico da Shell, destacou o reconhecimento da Mercedes-Benz, que já recomenda o produto aditivado nos manuais de manutenção de todos os seus veículos pesados.
“Para mim é um reconhecimento muito grande ter uma empresa como a Mercedes-Benz que testa nossos produtos no dia a dia, em bancada e na bomba, e reconhece esses benefícios”, disse Lassen.
O lançamento oficial e a campanha de comunicação “Sinta a evolução” começarão em janeiro de 2026, com a expectativa de impactar mais de 60 milhões de pessoas.

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