Marca Pop

25 de maio de 2024

Nescafé Origens do Brasil lança roteiro especial na Pinacoteca de São Paulo

No próximo dia 15, feriado da Proclamação da República, estreia na Pinacoteca Luz a rota expositiva “Origens do Café”, um recorte temático por mais de dez obras do acervo permanente do museu que tem como objetivo remontar a importância histórica do café em São Paulo e no país. 

Por meio de trabalhos de artistas que vão desde o século 19 até os dias atuais, entre diferentes suportes e linguagens, a ideia é guiar a mente e os sentidos dos visitantes em um diálogo entre a história da arte brasileira e a presença do café, seja ele fruto, seja bebida, na cultura nacional. Fazem parte da rota telas de Tarsila do Amaral, Almeida Junior e Lasar Segall. A iniciativa é um oferecimento de Nescafé Origens do Brasil, linha brasileira e sustentável da maior marca de café do mundo, Nescafé, que também é patrocinadora da Pinacoteca. 

“Somos uma marca que busca desmistificar a sustentabilidade, a partir de ações tangíveis. Nossa premissa é honrar o terroir brasileiro; ou seja, não apenas nossas terras cafeicultoras, fauna e flora, mas também nossa gente e cultura. Comunicar a que viemos é garantir que, no campo, 100% de nossos produtores pratiquem a Agricultura Regenerativa; e, na cidade, apoiar um dos museus mais antigos do país, a Pina, que é a casa da arte brasileira. ‘Origens do Café’ é uma oportunidade de jogar luz sobre a importância do café a partir de obras emblemáticas da exposição do acervo do museu, proporcionando ao público uma experiência repleta de significado – e sabor”, conta Luiza Karam, gerente de marketing de Nescafé Origens do Brasil. 

O percurso é detalhado em um cuidadoso audioguia exclusivo, disponível gratuitamente, por QR-code, logo na entrada da Pina Luz, para que a compreensão seja elaborada da maneira mais profunda possível. Com trilha sob medida para cada época retratada obra a obra, de ritmos mais clássicos ao choro, embalado por cello, piano, violão, bandolim, pandeiro e viola caipira, o texto curatorial é assinado por Yuri Quevedo, curador da Pinacoteca e criador do audioguia. “A complexidade em torno do grão e do hábito de tomar café está refletida na pluralidade de artistas que abordam o tema em diversas facetas. E é nessa diversidade que está a riqueza de um acervo centenário como o da Pinacoteca – museu de arte mais antigo de São Paulo fundado em 1905, no auge da economia cafeeira”, conta Yuri Quevedo. 

A rota “Origens do Café” estreia no dia 15/11 na Pinacoteca Luz, localizada na Praça da Luz. E dura aproximadamente 40 minutos. 

Picture of Eduardo Fonseca

Eduardo Fonseca

Autor

15 de novembro de 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

plugins premium WordPress