Marca Pop

Nescafé Origens do Brasil lança roteiro especial na Pinacoteca de São Paulo

No próximo dia 15, feriado da Proclamação da República, estreia na Pinacoteca Luz a rota expositiva “Origens do Café”, um recorte temático por mais de dez obras do acervo permanente do museu que tem como objetivo remontar a importância histórica do café em São Paulo e no país. 

Por meio de trabalhos de artistas que vão desde o século 19 até os dias atuais, entre diferentes suportes e linguagens, a ideia é guiar a mente e os sentidos dos visitantes em um diálogo entre a história da arte brasileira e a presença do café, seja ele fruto, seja bebida, na cultura nacional. Fazem parte da rota telas de Tarsila do Amaral, Almeida Junior e Lasar Segall. A iniciativa é um oferecimento de Nescafé Origens do Brasil, linha brasileira e sustentável da maior marca de café do mundo, Nescafé, que também é patrocinadora da Pinacoteca. 

“Somos uma marca que busca desmistificar a sustentabilidade, a partir de ações tangíveis. Nossa premissa é honrar o terroir brasileiro; ou seja, não apenas nossas terras cafeicultoras, fauna e flora, mas também nossa gente e cultura. Comunicar a que viemos é garantir que, no campo, 100% de nossos produtores pratiquem a Agricultura Regenerativa; e, na cidade, apoiar um dos museus mais antigos do país, a Pina, que é a casa da arte brasileira. ‘Origens do Café’ é uma oportunidade de jogar luz sobre a importância do café a partir de obras emblemáticas da exposição do acervo do museu, proporcionando ao público uma experiência repleta de significado – e sabor”, conta Luiza Karam, gerente de marketing de Nescafé Origens do Brasil. 

O percurso é detalhado em um cuidadoso audioguia exclusivo, disponível gratuitamente, por QR-code, logo na entrada da Pina Luz, para que a compreensão seja elaborada da maneira mais profunda possível. Com trilha sob medida para cada época retratada obra a obra, de ritmos mais clássicos ao choro, embalado por cello, piano, violão, bandolim, pandeiro e viola caipira, o texto curatorial é assinado por Yuri Quevedo, curador da Pinacoteca e criador do audioguia. “A complexidade em torno do grão e do hábito de tomar café está refletida na pluralidade de artistas que abordam o tema em diversas facetas. E é nessa diversidade que está a riqueza de um acervo centenário como o da Pinacoteca – museu de arte mais antigo de São Paulo fundado em 1905, no auge da economia cafeeira”, conta Yuri Quevedo. 

A rota “Origens do Café” estreia no dia 15/11 na Pinacoteca Luz, localizada na Praça da Luz. E dura aproximadamente 40 minutos. 

Picture of Eduardo Fonseca

Eduardo Fonseca

Autor

15 de novembro de 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

plugins premium WordPress