O primeiro bar flutuante do Rio Pinheiros acaba de ser inaugurado pela Heineken e está funcionando, de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 22h00, até o fim de outubro. Localizado na região do Parque Bruno Covas, sendo que a marca é uma das patrocinadoras desde 2021, o objetivo é convidar o público a repensar as formas de ocupação de espaços urbanos para visualizar novas perspectivas de usufruto, como mais uma ação capaz de transformar a cidade. Todo o lucro da operação do bar será revertido para ações que contribuam para a melhoria do rio e de seu entorno, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
A iniciativa é uma intervenção Green Your City, plataforma que reúne uma série de projetos que, sob o viés de cultura e sustentabilidade, tem a intenção de guiar todas as ações da marca de acordo com suas metas de sustentabilidade. A ideia é ressignificar espaços urbanos e colaborar na construção de cidades cada vez mais equilibradas.
Em seu cardápio, o Floating Bar tem opções para todos os gostos a partir de R$ 28, entre as quais se destacam a coxinha feita com galeto e shiitake (R$ 36), o burguer trio (R$ 47) e pastéis de variados sabores (R$ 31), além das fritas da casa (R$ 28). Também há sugestões de comidas veganas e vegetarianas, como a burrata (R$ 67) e o nuts e especiarias da casa (R$ 29). Entre as sobremesas, estão o brigadeiro (R$ 19) e a pavlova de frutas vermelhas (R$ 29).
O bartender Alê D’Agostino foi encarregado de criar uma carta de drinques especiais, que têm cerveja em sua composição. Assim, além do clássico chope Heineken e da Heineken 0.0 (zero álcool), servirá seus drinques autorais e exclusivos (a partir de R$ 35). Um deles é o Dutch Julep, que agrega hortelã, bourbon, suco de limão, açúcar e Heineken. Outro é o Dutchman in Italia, com vermute tinto, Campari e espuma de Heineken. Há também a opção de Apple Hops (gin, xarope de maçã verde, suco de limão e Heineken) ou Mimosa (vodca Ketel One Botanical Peach and Orange, suco de laranja, Fys laranja e Heineken), além do Drink Zero (pepino, xarope de gengibre, suco de limão, açúcar e Heineken 0.0).
D’Agostino comenta que os drinques são suaves e versáteis, por terem a cerveja como coadjuvante. O toque especial refrescante, com o leve amargor Heineken, se obtém com um pouco de carbonatação. “A Mimosa vai bem com as entradas, principalmente as fritas, o Dutch Julep funciona muito bem com todos, o Apple Hops, com os pratos frios e o Dutchman in Italia, com as sobremesas, mas o público pode e deve testar e criar novas combinações”, recomenda o bartender.
Além do cardápio, o Floating Bar conta com uma programação especial de DJs, incluindo atrações selecionadas a partir do selo WME (Women’s Music Event), entre outros parceiros da Heineken. Semanalmente, será divulgada a lista das apresentações, que inclui profissionais do país e convidados, como Lily Scott, Paulete Lindacelva, Transvegana, Benja & Cohen, Gab Ferreira, Mari Rossi, Vivian Marques, Claudia Assef, entre outros.
Lily Scott. Foto: Alê Virgilio
Disponível para visitantes de sexta a domingo, entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro, das 16h às 23h, a estrutura de 400 metros quadrados foi elaborada pela Atenas, agência responsável pelo planejamento, pela criação e pela execução da plataforma de cultura e sustentabilidade da marca Heineken® no Brasil. Tem capacidade para receber até 100 convidados por vez (sendo 200 por dia de forma rotativa em dois horários disponíveis) e tem o objetivo de movimentar a comunidade em torno do Rio Pinheiros. Para visitar o espaço, é necessário acessar o site do projeto e aguardar o direcionamento para o Sympla. Toda quarta-feira às 17h serão disponibilizados ingressos para visita do fim de semana, de acordo com a disponibilidade. Os ingressos são limitados e filas de espera também poderão ocorrer, dependendo da capacidade de atendimento no dia, horário e local. Além disso, em caso de chuvas e outras questões climáticas, por questões de segurança, o bar não terá funcionamento. Caso o consumidor já tenha resgatado o ingresso e a abertura do bar tenha sido comprometida, ele será convidado a comparecer em uma data posterior. A abertura do site será divulgada nas redes sociais da Heineken (@heinekenbr).
A entrada do Floating Bar é feita pelo Parque Linear Bruno Covas. O bolsão fica dentro do parque, próximo ao portão de entrada e, logo adiante, o público encontrará a Casa Conectada, espaço para fazer o cadastro do evento e desfrutar de uma Heineken 0.0. O trajeto será feito a pé por uma ponte flutuante que irá conectar os dois lados do rio. Para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, haverá disponibilidade de carros elétricos até a ponte. Os consumidores irão acessar a área receptiva e terão acesso à plataforma flutuante por uma passarela. No bar, os visitantes entram na balsa e vivenciam o fim de tarde, o pôr do sol e a noite, com cenários memoráveis, apreciados de um local novo, no meio do Rio Pinheiros.
Área interna. Foto: Alê Virgilio
Heineken e o Parque Bruno Covas
Para dar continuidade à jornada de construção de um mundo mais verde e sustentável, a Heineken® se juntou a órgãos governamentais e à iniciativa privada como patrocinadora do Parque Bruno Covas, em São Paulo, desde 2021.
Pelo acordo, a marca participa e colabora com as iniciativas de revitalização do rio e seu entorno, como a construção das ciclovias e todas as frentes que integram o projeto. A marca estará presente com sinalizações ao longo de todo o parque e terá um calendário de eventos e ativações, sendo o Floating Bar o primeiro deles.
A revitalização do Parque Bruno Covas abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre a Ponte Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da Ponte do Jaguaré. Nesses locais, há equipamentos
de esporte, lazer e cultura, como ciclovia, quadras, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica e um mirante.
O processo de revitalização da área está incluído no Programa Novo Rio Pinheiros, cuja meta é recuperar este importante símbolo da cidade de São Paulo. O projeto de despoluição tem resultado na melhora do odor exalado pela água, na retomada da existência de vida aquática e, principalmente, em maior circulação de visitantes às margens do rio.