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Green Your City: Heineken faz plantio de microfloresta em São Paulo

Diante da necessidade de ressignificar espaços urbanos e colaborar na construção de cidades cada vez mais sustentáveis, a Heineken criou, em 2021, Green Your City, plataforma com iniciativas de sustentabilidade e cultura com a intenção de guiar todas as ações da marca, de acordo com suas metas de sustentabilidade. Algumas delas já foram implementadas ao longo dessa jornada, como circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais e abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.

Em parceria com o Ricardo Cardim, botânico e paisagista, a Heineken entrega sua segunda microfloresta, dessa vez para a cidade de São Paulo. Cardim faz parte do projeto desde seu início, e tem a patente da metodologia Floresta de Bolso, que trabalha a harmonia entre natureza e grandes cidades ao mesmo tempo em que respeita a dinâmica original das florestas. 

O bolsão verde está localizado na Marginal Tietê, no encontro do rio Tietê com o rio Tamanduateí, onde a cidade começou a 500 anos atrás, e, com o passar do tempo, sofreu com a degradação de sua vegetação natural. A plantação conta com mais de 1020 mudas de 96 espécies nativas do bioma da cidade, a Mata Atlântica. Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio da micro floresta paulistana foi feito no dia 8 de dezembro, através de mutirão voluntário, que contou com cerca de 60 pessoas, que compareceram ao bolsão e compartilharam a experiência com a equipe de Ricardo Cardim.

“Essa restauração da Mata Atlântica original da cidade de São Paulo junto a Heineken ocorre em um lugar emblemático para a metrópole de 22 milhões de habitantes, entre um dos seus maiores fluxos de veículos, no canteiro central da pista local e expressa da marginal Tietê, na altura do Jardim Andaraí, zona Nordeste. A nova Floresta de Bolso com mais de 1000 árvores e arbustos de 96 espécies diferentes nativas vai proporcionar muitos benefícios ambientais por séculos, e é parte certamente da cidade verde que sonhamos”, afirma Ricardo..

A Heineken possui a meta de implantar 19 microflorestas urbanas pelo país até 2030. As microflorestas são bolsões verdes de alta densidade vegetal que prestam diversos serviços ambientais e contribuem para uma melhor qualidade de vida da população como diminuição da temperatura, aumento da umidade do ar, filtragem de gases tóxicos e poluição.

A primeira microfloresta foi plantada no Rio de Janeiro, em 2022, como compromisso de entrega do Rock in Rio, onde 100% da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o festival, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1500m², se tornando a primeira microfloresta entregue do compromisso da marca.

As microflorestas fazem parte dos compromissos de Green Your City, que envolvem os pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e engloba as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:

  • Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamento. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

“Temos uma missão como marca de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City, mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde” declara Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

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Eduardo Fonseca

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1 de fevereiro de 2024

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