O Porta dos Fundos, canal de humor fundado em 2012 e conhecido por produzir esquetes divertidas baseadas em situações cotidianas, se juntou à Finish, marca da Reckitt Hygiene Comercial mais recomendada pelos fabricantes de máquinas de lava-louças, para informar sobre um dos principais benefícios da máquina: a economia de água.
Em uma série de três vídeos, os episódios colocam o momento de lavar a louça em contextos cotidianos, como a divisão de tarefas em casa ou o tempo que se gasta com essa atividade, para derrubar o mito de que a máquina gasta muita água. Na realidade, cada ciclo da lava-louças economiza cerca de 100 litros de água em comparação com uma lavagem manual de 15 minutos.
No primeiro vídeo, chamado Louçacast, a personagem Fernanda, vivida pela atriz Thati Lopes, é surpreendida por João (Ed Gama) enquanto lava louças ouvindo um podcast. Ela é resistente à máquina de lavar louças por pensar que gasta muita água e é rebatida pelo namorado, que já sabe a economia proporcionada pelo item. Tudo com muita irreverência, que já é marca registrada do Porta dos Fundos. O segundo e o terceiro vídeo vão ao ar nos dias 12 e 17 de abril, respectivamente.
“O humor é uma ótima ferramenta para campanhas de conscientização, porque permite transmitir a mensagem através de situações do dia a dia, vividas por personagens com os quais o público se identifica e se diverte. Essa é a especialidade do Porta dos Fundos. Foi incrível colaborar com a Finish neste projeto, abordando o uso consciente da água e mostrando os benefícios do produto dentro desse contexto em peças de branded muito bem humoradas”, declara Lívia Duclerc, Diretora Criativa de Publicidade e Branded Content do Porta dos Fundos.
“Quebrar o mito de que a lava-louças consome muita água é importante para cumprir uma das nossas principais missões, que é informar sobre o aspecto sustentável do produto, e nada melhor que unir informação e diversão para isso. Estamos muito felizes com a parceria com o Porta dos Fundos e queremos, cada vez mais, que mensagens relevantes possam ser transmitidas em forma de entretenimento”, comemora Renata Vieira, Diretora Sr. de Marketing da Reckitt Hygiene Comercial.
Os conteúdos dão continuidade à estratégia de Finish para o mês da água, celebrado em março. A marca também esteve no canal Manual do Mundo, conhecido por produzir vídeos educativos para as plataformas digitais, mostrando quantas coisas é possível fazer em um dia usando a água que a máquina poupa, além de parcerias com influenciadoras no TikTok informando sobre a economia de água e as vantagens de Finish. A estratégia foi coordenada pela BETC Havas.
“Estamos muito felizes em participar desse movimento da Finish para promover a economia de água, com ações simples e rotineiras, como utilizar mais a lava louças no dia a dia. A campanha aborda o tema de forma lúdica e educacional trazendo para o público curiosidades e vídeos bem humorados para conscientizar toda a população da importância de preservar esse recurso essencial e escasso” afirma Luccas Athayde, Diretor de Mídia da BETC HAVAS.