A Childhood Brasil, organização pioneira no combate ao abuso e à exploração sexual infantil, acaba de lançar os Curativos dos Direitos das Crianças, em parceria com a marca Cremer. O produto, já disponível em farmácias de todo o país, traz estampadas frases escritas à mão por crianças brasileiras, que representam de forma acessível artigos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, em vigor há 35 anos.
Com frases como “Quero crescer sem violência”, de Kamille Vitória, 10 anos, e “Eu tenho voz”, de Larissa, 5 anos, os curativos têm como objetivo gerar conversas, conscientizar e proteger, especialmente em situações cotidianas de cuidado.
Sob o slogan “Para cada cuidado, um direito garantido”, a campanha criada pela agência Pullse reforça que gestos simples, como colocar um curativo, podem ser oportunidades para promover afeto e cidadania.
A ideia é transformar o momento de cuidado em casa em um convite leve, divertido e carinhoso para refletir sobre proteção e direitos, afirma Raquel de Paula Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Childhood Brasil.
Para a organização, conhecer os direitos da criança é o primeiro passo para enfrentar práticas violentas que muitas vezes são naturalizadas. “O desconhecimento contribui para a negligência. Quando adultos conhecem os direitos, podem identificar e agir frente à violência”, diz Laís Peretto, diretora-executiva da Childhood.

Frases e artigos traduzidos em linguagem infantil
Cada curativo estampa uma frase inspirada em um artigo da Convenção. Confira algumas:
- “Brincar me faz feliz” — Aisha, 9 anos (Artigo 31)
- “Eu não sou brinquedo” — Alicia, 6 anos (Artigo 34)
- “Respeite meu corpo” — Ana Beatriz, 10 anos (Artigo 35)
- “Tenho sentimentos” — Lorenzo, 9 anos (Artigo 39)
- “Eu tenho direitos” — Lorenzo, 7 anos (Artigo 02)
- “Eu sou prioridade” — Sophia Cristina, 11 anos (Artigo 03)
- “Eu quero crescer feliz” — Miguel, 12 anos (Artigo 06)
- “Eu tenho voz” — Larissa, 5 anos (Artigo 12)
- “Quero crescer sem violência” — Kamille Vitória, 10 anos (Artigo 19)
- “Cuidem de mim” — Lelê, 7 anos (Artigo 20)
Parcerias e onde encontrar
A campanha conta com apoio de empresas como Eletromídia, JCDecaux e Flix Media, e as caixas dos produtos trazem um QR Code que direciona ao site da Childhood Brasil, com mais informações sobre os direitos das crianças e o trabalho da organização, que há 25 anos atua no Brasil.
“É um orgulho apoiar esse projeto. Ao lado da Childhood, reafirmamos nosso propósito de cuidar do viver, porque proteger a infância é proteger o futuro”, diz Leonardo Celeri, diretor de Marketing da Cremer.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!