Uma demanda crescente por inovação e criatividade no mercado publicitário e nas produções audiovisuais impulsionou a CulturaXchange, líder facilitadora em licenciamento de músicas e supervisão musical para produções audiovisuais no Brasil, a alçar novos voos. A agência fechou uma parceria estratégica com a Born Licensing, empresa multinacional de licenciamento de propriedade intelectual, a fim de gerar novas oportunidades para as marcas unirem em suas campanhas o melhor de dois mundos: músicas marcantes e personagens icônicos do cinema, TV e desenhos.
Há cerca de dois anos, David Born (CEO da Born Licensing) e José Celso Guida (CEO da CulturaXchange), vêm estudando e vislumbrando a possibilidade de facilitar e agilizar o processo de licenciamento, que muitas vezes é complexo e pode levar algum tempo. Entre os personagens, alguns dos mais amados e conhecidos estão presentes no currículo da Born Licensing, He-Man, Esqueleto, Bob Esponja, Transformers, Tartarugas Ninja, Ursinho Pooh, Rocky – o lutador, RoboCop, Marvel e Comandos em Ação.
“Uma maneira eficiente de propagar ideias e novos produtos é através da cultura. Queremos oferecer ao mercado brasileiro um conjunto de ofertas de licenciamentos somando músicas e personagens, promovendo o enriquecimento e dinamização de campanhas publicitárias e produções audiovisuais brasileiras. Esta sinergia vai revolucionar e oxigenar o mercado publicitário no Brasil”, afirma José Celso Guida, que fundou a CulturaXchange há 10 anos.
Em uma década de atuação no mercado brasileiro de licenciamento de músicas, a CulturaXchange atende, atualmente, mais de 110 agências de publicidade e mais de 60 produtoras de audiovisual, incluindo grandes nomes como Netflix, Disney e HBO. “Trabalhamos desde o início do processo de licenciamento até a assinatura dos contratos, é uma solução única para o levantamento de orçamentos, negociação e liberação dos direitos de músicas (obras/fonogramas/artistas) junto aos titulares, independente de quantas partes envolvidas em cada obra musical.”, destaca José Celso Guida.
Já a Born Licensing nasceu em 2014 como a primeira agência de licenciamento focada somente no entretenimento e personagens para o uso em campanhas e marketing. O fundador, David Born, soma mais de 17 anos de experiência na indústria de licenciamento, atendendo grandes marcas como a Warner Bros.,Cartoon Network, Disney,Marvel, Universal Studios,Paramount Pictures, Nickelodeon, Mattel, Hasbro, entre outros. “O Brasil é um espaço de grande interesse, já que é reconhecido globalmente por seu cenário criativo no mercado de publicidade. Queremoslevar o awareness sobre as oportunidades criativas para uso licenciado de personagens, celebridades e figuras do entretenimento e elementos temáticos para a criação de projetos.”, pontua David Born.
Agora, com a parceria das empresas, a expectativa é de um aumento significativo nos negócios no Brasil para a Born Licensing. De um lado, temos a primeira ‘Sync Agency’, agência de sincronização brasileira especializada nos processos de licenciamentos de músicas e supervisão musical para produções audiovisuais como publicidade, cinema, programas de TV e internet e, do outro, uma experiente agência de licenciamento de propriedade intelectual baseada em entretenimento.
“A música toca na alma e tem a capacidade de despertar as mais diversas emoções. Ao mesmo tempo, personagens icônicos ultrapassam as barreiras culturais e geracionais. Por isso, acredito que essa parceria proporcionará às marcas uma conexão mais profunda e emocional com seu público, pois é uma forma poderosa de contar histórias,” explica José Celso Guida.