
Com uma base de cerca de 20 milhões de usuários cadastrados, a Privalia conecta consumidores a mais de 600 love brands nacionais e internacionais e se destaca como uma fonte estratégica de insights sobre comportamento de compra, graças ao tráfego diário de 500 mil visitas 100% logadas. Em preparação para a Black Friday 2024, a plataforma realizou uma pesquisa que apontou um consumidor mais cauteloso e consciente em suas decisões de compra.
Apesar da expectativa com o evento, a maioria dos consumidores ainda não decidiu se irá comprar na Black Friday. Cerca de 73% dos respondentes pretendem aproveitar ofertas ao longo de novembro, e 39% começam a buscar promoções em outubro. O ticket médio planejado é de R$ 500, com descontos de 50% ou mais como principal atrativo. Frete grátis, preços baixos e ofertas vantajosas também se destacam como motivadores de compra, enquanto preços altos e frete caro são os maiores desmotivadores. As categorias preferidas incluem roupas, acessórios, beleza, eletrônicos e eletrodomésticos.
A pesquisa também revelou que notificações por push (33%) e WhatsApp (30%) são os canais preferidos para atualizações de Black Friday, por proporcionarem um contato ágil e engajamento instantâneo.
“No ano passado, a situação econômica, com a Selic a 12,5% a.a., e o aumento do endividamento familiar contribuíram para um consumidor mais seletivo. Para a Black Friday 2024, esperamos um perfil cauteloso, com compras ao longo de novembro, e não concentradas apenas na sexta-feira,” explica Fernando Boscolo, CEO da Privalia.
Privalia cresce em GMV e pedidos na Black Friday 2023
Em 2023, a Privalia registrou aumento em vendas durante a Black Friday, superando o varejo geral. Ao estender suas “ofertas arrasadoras” por todo o mês de novembro, a plataforma alcançou um aumento de mais de 4,5% no GMV e pedidos, e quase 10% no tráfego em relação a 2022. Em contraste, o varejo registrou queda de 16,7% no número de pedidos, segundo a Nielseniq Ebit.
“A Black Friday é uma data estratégica para o digital. Em novembro passado, recebemos um fluxo até quatro vezes maior que o resto do ano, com 90% das visitas no aplicativo. Comparado a outubro, nosso GMV subiu mais de 10%, e o número de pedidos, mais de 6%,” finaliza Fernando Boscolo.