O Brasil está entre os países que mais consomem tecnologia no mundo, mas ainda recicla apenas cerca de 3% do resíduo eletrônico gerado. Para ampliar essa consciência, a Vivo lançou uma nova campanha com o mote “Recicle seu lixo eletrônico na Vivo”, estrelada por Alok, embaixador da marca. A ação convida os consumidores a descartarem resíduos como smartphones, carregadores, fones e acessórios eletrônicos em uma das mais de 1,8 mil lojas da Vivo espalhadas pelo país.
Criada pela agência Creative, a campanha está ancorada na plataforma Futuro Vivo e reforça o papel da marca como agente ativo na transformação ambiental e social. O conteúdo tem foco digital, com veiculação nas redes sociais e mídias OOH.
“Como empresa que abraça causas importantes para a sociedade, queremos contribuir para formar uma geração mais consciente e conectada com a natureza. Ao promovermos a reciclagem de eletrônicos, reduzimos o consumo de recursos naturais e evitamos o descarte no meio ambiente”, afirma Marina Daineze, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo.
Por meio do programa Vivo Recicle, criado em 2006, a empresa já destinou corretamente mais de 5,3 milhões de itens, totalizando 187 toneladas de resíduos.

Jovens em ação pelo futuro do planeta
Além do público em geral, a Vivo também mobiliza jovens de escolas públicas por meio de iniciativas educativas. Na ação mais recente, estudantes ajudaram a reciclar 29 toneladas de eletrônicos — o equivalente a 30 carros populares. O programa percorreu nove cidades e envolveu 24 escolas e duas instituições sociais, com apoio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. A atividade incluiu ações de conscientização ambiental e premiações, como sessões de cinema.
“A pauta ambiental está conectada com a social. Ações como essa, unindo voluntariado e educação, mostram que empresas e sociedade podem caminhar juntas pela proteção do planeta”, reforça a executiva.
Circularidade e inovação
O Vivo Recicle é uma iniciativa permanente, aberta a qualquer pessoa, independentemente de ser cliente da marca. Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Ambipar, empresa especializada em reciclagem com tecnologia de ponta.
Seguindo o conceito de circularidade, os componentes eletrônicos ganham nova vida como matéria-prima em outros produtos, reduzindo o impacto ambiental. A Vivo também reaproveita internamente seus próprios equipamentos: em 2024, mais de 1,2 milhão de modens e decodificadores foram recondicionados e voltaram ao uso. A empresa ainda recicla 97% dos resíduos gerados pelas operações de modernização de rede e troca de tecnologia.
Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!





