Marca Pop

Alok se une à Vivo para incentivar descarte de lixo eletrônico em campanha nacional

O Brasil está entre os países que mais consomem tecnologia no mundo, mas ainda recicla apenas cerca de 3% do resíduo eletrônico gerado. Para ampliar essa consciência, a Vivo lançou uma nova campanha com o mote “Recicle seu lixo eletrônico na Vivo”, estrelada por Alok, embaixador da marca. A ação convida os consumidores a descartarem resíduos como smartphones, carregadores, fones e acessórios eletrônicos em uma das mais de 1,8 mil lojas da Vivo espalhadas pelo país.

Criada pela agência Creative, a campanha está ancorada na plataforma Futuro Vivo e reforça o papel da marca como agente ativo na transformação ambiental e social. O conteúdo tem foco digital, com veiculação nas redes sociais e mídias OOH.

“Como empresa que abraça causas importantes para a sociedade, queremos contribuir para formar uma geração mais consciente e conectada com a natureza. Ao promovermos a reciclagem de eletrônicos, reduzimos o consumo de recursos naturais e evitamos o descarte no meio ambiente”, afirma Marina Daineze, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo.

Por meio do programa Vivo Recicle, criado em 2006, a empresa já destinou corretamente mais de 5,3 milhões de itens, totalizando 187 toneladas de resíduos.

Alok se une à Vivo para incentivar descarte de lixo eletrônico em campanha nacional

Jovens em ação pelo futuro do planeta

Além do público em geral, a Vivo também mobiliza jovens de escolas públicas por meio de iniciativas educativas. Na ação mais recente, estudantes ajudaram a reciclar 29 toneladas de eletrônicos — o equivalente a 30 carros populares. O programa percorreu nove cidades e envolveu 24 escolas e duas instituições sociais, com apoio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. A atividade incluiu ações de conscientização ambiental e premiações, como sessões de cinema.

“A pauta ambiental está conectada com a social. Ações como essa, unindo voluntariado e educação, mostram que empresas e sociedade podem caminhar juntas pela proteção do planeta”, reforça a executiva.

Circularidade e inovação

O Vivo Recicle é uma iniciativa permanente, aberta a qualquer pessoa, independentemente de ser cliente da marca. Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Ambipar, empresa especializada em reciclagem com tecnologia de ponta.

Seguindo o conceito de circularidade, os componentes eletrônicos ganham nova vida como matéria-prima em outros produtos, reduzindo o impacto ambiental. A Vivo também reaproveita internamente seus próprios equipamentos: em 2024, mais de 1,2 milhão de modens e decodificadores foram recondicionados e voltaram ao uso. A empresa ainda recicla 97% dos resíduos gerados pelas operações de modernização de rede e troca de tecnologia.

Aproveite e fique por dentro de tudo sobre o mundo do entretenimento no Caderno Pop!

Foto de Eduardo Fonseca

Eduardo Fonseca

Autor

31 de julho de 2025

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Últimas notícias

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 2 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.